top of page
Search
Writer's pictureAlex Gonzalez

Realidade Aumentada

Criada em 1968 pelo engenheiro Ivan Sutherland, a Realidade Aumentada se trata da "...inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais." [KIRNER, T.G(2008)]


A Realidade Aumentada ou AR, é uma variante da Realidade Virtual, que ao invés de inserir o indivíduo em um mundo completamente virtual criado, ele mescla o ambiente real com elementos virtuais. Certas vezes, o ambiente real é apenas usado como plano de fundo ou "tabuleiro" para a experiência, mas em alguns casos, os elementos visuais trazidos pela AR podem se tornar uma extensão do ambiente em que o indivíduo se encontra, elevando sua experiência. Ela pode ser observada em diversos filmes de ficção científica, como nos laboratórios do Homem de Ferro, tendo interfaces complexas sensíveis ao toque e a comandos de voz.


A Realidade Aumentada possui muitas possíveis aplicações em diversas áreas da sociedade atualmente, algumas já aplicadas e outras com incrível potencial de aplicação.



AR no entretenimento e lazer

Primeiramente, podemos falar da área mais popularmente comentada da Realidade Aumentada, o entretenimento. Pergunte a qualquer um, e ele dirá que já ouviu falar do fenômeno do Pokémon Go. O potencial de trazer seres de outro mundo para o nosso ambiente, e poder atuar como em um jogo famoso é extremamente atrativo, ao ponto que atraiu muito mais pessoas do que apenas pessoas anteriormente fãs da franquia Pokémon. É algo que traz a fantasia à realidade, uma forma de fuga da realidade de certa forma inversa à original, que traz novas dimensões ao entretenimento.


Outras aplicações do entretenimento já aplicadas atualmente são os efeitos de fotos das redes sociais, que se popularizou com o Snapchat e agora já são disponíveis em várias outras, como o Instagram e o Facebook.


Além das aplicações já efetivadas, temos também o grande potencial de aplicação de AR em filmes e séries. Já existe o cinema 3D, que serve para fazer "parecer" que os objetos de um filme estão se aproximando de você, agora imagine se você pudesse presenciar um filme acontecendo em volta de você, com elementos que você pudesse realmente visualizar tridimensionalmente. É uma tecnologia que possui o potencial de expandir a experiência já explorada atualmente, mas em um nível muito maior.



AR na educação

A educação é uma área que pode se beneficiar fortemente da tecnologia de Realidade Aumentada. É especialmente uma área que eu vejo tendo uma expansão de experiência maior no aspecto de AR, mais do que VR, pois pode se aproveitar já do ambiente acadêmico em que se encontra, assim somando ao potencial de ensino.


Acima de tudo isso, acredito que a Realidade Aumentada aumenta enormemente o engajamento de alunos com o ensino, por torná-lo muito mais imersivo, "prático" e até de certa forma divertido.


Existem já diversos aplicativos científicos que se utilizam da AR para explorar certos aspectos da ciência. Como exemplos, temos:

- SkyView, que permite o usuário explorar o céu, os planetas e as constelações;


- Froggipedia, que apresenta o ciclo de vida de um sapo e ainda permite explorar os órgãos internos dele, removendo a necessidade de realmente dissecá-lo;

- Complete Anatomy, um aplicativo para estudantes de medicina que possui mais de 17000 modelos de estrutura da anatomia humana disponíveis para serem visualizados tridimensionalmente.



AR em utilidades práticas

Existem muitas aplicações de utilidades práticas que podem se beneficiar da Realidade Aumentada. Uma delas é o aplicativo do Google Tradutor, que já se utiliza da AR para a tradução e sobreposição de textos escritos através da câmera de seu celular, podendo, por exemplo, ajudar muito pessoas viajando para países nos quais não são familiarizadas com o idioma, podendo apontar a câmera para placas ou menus e tê-los traduzidos quase que instantaneamente.


Outra aplicação prática é na decoração de interiores, na procura de escolha de móveis e outras partes da casa. Um aplicativo de compra de móveis na qual você escolhe o desejado e o insere com AR no ambiente de sua casa, já com suas dimensões reais, não precisando mais se esforçar pra imaginar "Como será que esse móvel vai ficar na minha casa? Será que vai caber? Será que vai ficar bonito?".


Entre outras diversas experiências que podem ser potencializadas com essa junção do virtual e do real.


Acredito que o futuro de muitas dessas áreas está situado fortemente dentro da Realidade Aumentada e o potencial da imersão dessa tecnologia irá beneficiar muitos avanços que virão.


 

Referências de pesquisa:



Na educação:


Referências de imagens:







9 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page